Para quem curte reutilização de materiais, aqui fica uma ideia interessante para fazer com um patch panel com defeito (e vai me dizer que ninguém tem um desses sobrando em casa?):
1º passo – cortar um pedaço de cabo de rede, de
aproximadamente 10cms.
2. Passo – Separar a alma de fios internos:
3. Passo – separar os pares coloridos/brancos e
coloridos. Isso é apenas para efeito estéticos, e não o cabeamento de uma rede
estruturada (mas eu tenho certeza que os técnicos de rede irão utilizar a sequencia padrão da Furukawa):
4. Passo: fazer uma dobra ao meio (isso irá
facilitar a colocação dentro do conector RJ45):
5. Fazer o encaixe no conector RJ45. Note que esse conector possui
espaço para 8 fios, então se quiser fazer uma volta perfeita, com tamanho e
espaços perfeitos entre os cabos, utilize sempre o primeiro e o quinto
encaixes, deixando 3 espaços em branco para os outros fios. Como eu tenho
TOC gosto das coisas alinhadas, deixei desta forma:
6º. Passo – Proceda com a colocação dos demais fios:
7º. Passo – todos os fios completos:
8º. Passo – utilize um alicate para climpar cabos RJ45 e faça a
climpagem:
9º. Passo – Coloque a capinha do RJ45:
10. Passo – pronto, agora é só colocar suas chaves:
11º. Passo – pendurar no patch panel:
Sugestões para melhoria – normalmente a climpagem não solta
muito fácil. Mas, se quiser realmente manter os cabos colados, você pode
aplicar Araldite tipo Hobby (será que pode fazer propaganda?) para deixar os
cabos de vez no lugar, e não correr o risco de soltar com o tempo de uso.
Também é possível usar SUGRU (não conhece essa maravilha? Visite: www.sugru.com).











Nenhum comentário:
Postar um comentário